Casa das Flores permite visita interativa às Festas do Povo

A arte das flores de papel de Campo Maior está agora representada na Casa das Flores, instalada no antigo Edifício Militar do Assento, numa sala onde estava o antigo cinema de Campo Maior.

Para João Muacho, esta Casa das Flores permite uma visita pela arte de fazer flores de papel, característica dos campomaiorenses, num percurso interativo, em que o visitante pode ter uma experiência única, de perceber a forma como são feitas as Festas do Povo. “A visita é simples, e permite conhecer um pouco da história da arte do povo de Campo Maior, que é fazer flores de papel e oferecê-las ao mundo, ou seja, contar a sua história, desde o momento, em que se pensa como se faz a rua até ao momento da enramação”. O presidente explica que estarão também representadas “três gerações de campomaiorenses, que contam a história do que eram as Festas do Povo, desde os seus primórdios até a época mais recente, e ainda porque gostam tanto dessas festas”.

O espaço é dedicado aos campomaiorenses, mas também a quem o visita. No qual, adianta o presidente do município campomaiorense, o visitante, através de um cartão, “terá que construir a sua rua e uma flor de papel, e no final da visita saberá se o conseguiu cumprir todos os timings até ao momento de engalanar as ruas”.

Para além desta parte interativa, há várias imagens, antigas e recentes, e uma descrição da história das Festas do Povo, com gravações em vídeo a 360ª graus. No espaço há também a recriação de uma rua engalanada de Campo Maior. Está numa fase terminal e apontar para quando há festas em Campo Maior, considerando ser o momento oportuno para inaugurar este edifício

A Casa das Flores, em Campo Maior permite a quem a visita experienciar o que são as Festas do Povo e retratam a arte de fazer flores de papel, características do povo campomaiorense.