Câmara de Viana do Alentejo reforça apoio social a desfavorecidos

Para fazer face ao impacto da pandemia Covid-19, o Município de Viana do Alentejo reforçou um conjunto de apoios sociais destinados a munícipes em situação socioeconómica precária.

A autarquia tem ajudado no pagamento de rendas, faturas de água, luz e gás, sobretudo dos agregados familiares mais carenciados. Também o número de bolsas de estudo atribuídas aos alunos do Ensino Superior cresceu por esta altura.

“Numa parceria com uma associação, alargámos o acesso a medicamentos e temos recebido também todas as pessoas que são beneficiários do Rendimento Social de Inserção que querem trabalhar naqueles programas ocupacionais dos Contratos de Emprego e Inserção”, assegura o presidente da Câmara de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto (na imagem).

Estas ajudas, garante, ainda assim, Bengalinha Pinto, são apenas “um complemento aos apoios musculados atribuídos pelo Governo”. “O Governo é que tem o dinheiro”, recorda. O autarca recorda que, nesta altura de dificuldades, “todo o apoio é pouco”, mas que o município tem tudo aquilo que está ao seu alcance, ajudando também as instituições do concelho.

O apoio prestado pelo município destina-se a munícipes em situação de insuficiência económica, cujo rendimento mensal per capita é igual ou inferior a cem por cento do valor do Indexante aos Apoios Sociais, no valor de 438,81 euros. O apoio pode ser solicitado por desempregados, indivíduos e/ou famílias com baixos rendimentos, beneficiários de prestações sociais, famílias com menores a cargo, idosos em situação de dependência e doentes crónicos.

Segundo dados do município de Viana do Alentejo, “nos últimos cinco meses de 2020, o número de agregados familiares que beneficiaram desta resposta social passou de 11, em agosto, para 31, em dezembro, tendo o número de beneficiários aumentando de 26 para 75, no mesmo período, num total de apoios de cerca de 12 mil euros”.

Neste esforço conjunto, o Município tem contado com a parceria das entidades que compõem o Conselho Local de Ação Social do Concelho de Viana do Alentejo.