Montemor tem solução temporária para o autocaravanismo

No decorrer da alteração do Código da Estrada, que proíbe a pernoita e o aparcamento de autocaravanas ou similares fora dos locais expressamente autorizados para o efeito, o Município de Montemor-o-Novo, como medida de apoio ao turismo, procedeu à instalação de sinalização na zona do Rossio, em frente à Praça de Touros.

Assim, garante a presidente da Câmara de Montemor, Hortênsia Menino, é permitido aos autocaravanistas aparcar os seus veículos, possibilitando a sua visita ao concelho. “Esta sinalização ficará assim instalada apenas até à concretização da Área de Serviço para Autocaravanismo, que já tem financiamento aprovado pelo Turismo de Portugal e que está em fase contratação para a sua intervenção”, adianta.

O projeto carece agora de toda uma intervenção, para dotar o espaço das infraestruturas necessárias para o efeito. “O espaço em si carece de uma intervenção de obra para dotar o espaço das características técnicas, nomeadamente os locais de estacionamento e todas as áreas técnicas que são obrigatórias para este tipo de áreas de serviço e é essa fase de preparação do concurso para essa obra que estamos a fazer neste momento”, explica ainda.

Hortênsia Menino garante ainda que esta área de serviço vai permitir que mais turistas visitem o concelho de Montemor, tendo a perspetiva que, até então, já muita gente quer conhecer melhor a região. “Há de facto um interesse muito grande em conhecer, não só a região Alentejo, mas também o nosso concelho, pelo consideramos que esta resposta vai qualificar a oferta turística do nosso concelho e dar mais uma oportunidade de ficar cá alguns dias, frequentar o nosso comércio local e visitar os nossos monumentos”, remata.

Na obra da área de serviço, que ficará localizada junto à Piscina Coberta Municipal, será feito um investimento de cerca de 135 mil euros. Aquela infraestrutura, para além da pernoita e o aparcamento, permitirá abastecer as autocaravanas de água potável, carregar as baterias elétricas do veículo e proceder ainda ao despejo dos detritos que se acumulam nas viagens.