Câmara de Elvas requalifica Posto de Turismo por 50 mil euros

O Posto de Turismo da Praça da República, em Elvas, foi alvo de uma obra de requalificação, estando agora de “cara lavada”. A intervenção, levada a cabo pela Câmara Municipal, resulta de um investimento de cerca de 50 mil euros.

“O convite que fica é que, quando puderem, passem pelo posto de turismo e verifiquem que temos um espaço mais limpo, com uma informação mais acessível, que respeita o passado, mas que introduz a modernidade, que era necessário dar ao nosso posto de turismo, para recebermos bem os nossos turistas”, começa por dizer o presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha.

Tendo o renovado posto de turismo como mote, Mocinha espera que cada elvense possa agora ser um “embaixador” da cidade: “que todos convidem um familiar, um amigo, que tenham fora, para visitar o nosso concelho, a nossa cidade, os nossos monumentos, a nossa hotelaria, a nossa restauração, o nosso comércio, para ver se conseguimos segurar os empregos e criar condições para gerar mais emprego, porque só assim conseguimos ter uma cidade sustentável”.

A obra feira no posto de turismo foi apresentada à comunicação social na tarde desta segunda-feira, 5 de abril, num dia em que, de acordo com o plano de desconfinamento do Governo, se dá luz verde para a reabertura dos espaços culturais. Nuno Mocinha garante que a escolha da data não foi um mero acaso. “Foi o sinal que a Câmara de Elvas quis dar, no que toca a estas fases do desconfinamento, para nos associarmos também a essa abertura”, revela.

A obra levada a cabo tem assinatura de Rui Andrade, que explica que procurou, sobretudo, dar resposta às necessidades, quer dos turistas, quer das pessoas que ali trabalham. “Tentou-se que o primeiro contacto com a cidade, que normalmente acontece aqui, fosse uma coisa muito limpa e que a pessoa não ficasse muito confusa com a antiga imagem que havia aqui”, adianta.

As imagens do Forte da Graça e o Aqueduto da Amoreira têm grande destaque no espaço, que é agora “muito branco”. “O mobiliário é muito simples, com o merchandasing da cidade de Elvas”, explica ainda Rui Andrade, que, para o chão daquele espaço transportou o tabuleiro da Praça da República.

O posto de turismo da Praça da República reabre já amanhã, dia 6 de abril, ao público, à semelhança dos restantes espaços culturais da cidade, que não abriram já hoje, tendo em conta que é, habitualmente, às segundas-feiras estes equipamentos encerram.