Pouca comida nas refeições de alunos e Câmara de Elvas apura responsabilidades

Chegou à Redação da Rádio ELVAS a denúncia de um encarregado de educação sobre a refeição que foi entregue ontem (quinta-feira, dia 1), aos seus filhos, alunos de um dos estabelecimentos de ensino do concelho. Pela imagem, é visível a escassa comida nesta refeição, uma situação que, segundo o encarregado de educação, não é a primeira vez que acontece, apesar de não ser tão grave quanto a de ontem.

Sobre este assunto, contactámos Maria João Farelo, chefe da Divisão Socioeducativa do Município de Elvas, para obter esclarecimentos sobre a situação, uma vez que a autarquia é quem contrata a empresa responsável pela confeção destas refeições. Esta semana e tendo em conta a pausa letiva, as refeições foram entregues às crianças, beneficiárias de apoio social, ou seja escalões A e B, em regime de take-away.

Maria João Farelo explica que o município teve conhecimento da situação ao final da tarde de ontem, quinta-feira, “não sendo uma situação que tenha ocorrido, em dias consecutivos”. A Câmara, ao saber desta situação, “entrou de imediato, em contacto com a empresa responsável pela confeção das refeições e o que nos foi dito é que também não tinha conhecimento, pelo que iria fazer uma auditoria interna, para perceber o que se passou”, revela a chefe da Divisão Socioeducativa da Câmara Municipal de Elvas.

“Estranhámos o ocorrido”, garante Maria João Farelo, “porque, até ontem, essa confeção de refeições tem decorrido de forma normal e remetemos para apreciação da empresa que ficou de fazer esta auditoria e dar o resultado com a maior urgência possível, uma vez que também eles não conheciam a situação”.

Muitas vezes esta é única refeição que muitas crianças têm e, sobre esta questão, Maria João Farelo adianta que “o que está contratualizado com a empresa é fornecer refeições equilibradas e em quantidades necessárias para o bom desenvolvimento das crianças”, o que, de certa forma, ontem, não aconteceu.