Negócios e empregos da raia em risco?

Negócios e empregos da raia em risco? A questão faz sentido à luz do que está a ser preparado em tempo recorde. Ou seja, a Comissão Europeia está a criar um certificado digital para se poder viajar no espaço europeu. Este certificado, prova que se está vacinado; imune por já ter tido a doença; ou permite apresentar um teste negativo.
Por imposição de França, começou ontem o controlo da fronteira de Irun com Espanha, só podendo circular quem apresente a informação pedida, embora ainda sem o tal certificado digital standard para a UE (vamos ver como ficam os nossos emigrantes no verão, com esta medida).

Se Espanha e Portugal aplicarem a regra, como vai funcionar esta prática comum pre pandemia de vir comer ou comprar do outro lado da fronteira: a um vizinho de Badajoz pode ser pedido este certificado para vir almoçar a Elvas?

E um elvense que queira ir a uma superfície comercial de Badajoz, só passa a fronteira com este certificado?

E os trabalhadores transfronteiriços?

A prática desta regra comunitária pode significar o fim de muitos negócios de um lado e outro da fronteira, pois trata-se um barreira à livre circulação, porque simplesmente ainda falta vacinar muita gente e porque fazer um teste tem custos que muita gente não quer ou não pode suportar. Estou a falar de nós, em Elvas e Badajoz termos dezenas de negócios e centenas ou milhares de empregos em risco.
António Ferreira Gois

Diretor da Rádio ELVAS