Santa Casa de Campo Maior ajuda famílias vulneráveis

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) funciona na Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior desde setembro de 2019 e veio substituir a RLIS – Rede Local de Intervenção Social.

Este é um serviço que assegura o “atendimento e acompanhamento das pessoas e famílias em situações de vulnerabilidade, exclusão social e emergência social, ou seja é um serviço de proximidade, personalizado que responde a situações de crise, revela Mara Eustáquio, do SAAS.

O SAAS tem como objetivos “informar, orientar e encaminhar as pessoas para outros serviços, adequados a cada problemática apresentada”. Mara Eustáquio afirma ainda que trabalham “com as famílias para a aquisição de competências pessoas e familiares”, trabalhando “em rede com outras instituições e entidades, como por exemplo município, juntas de Freguesias, CURPI, Associação Coração Delta, Associação Tempo Para Dar, para que as famílias tenham uma resposta imediata e adequadas aos problemas apresentados”.

Mara Eustáquio afirma que “qualquer pessoa, através da procura espontânea, bem como a comunidade local, lojas, ou serviços como a Segurança Social, por exemplo, pode pedir ajuda a este serviço, que através de uma análise do processo familiar tentam encaminhar acompanhar estas famílias, para alcançar os objetivos propostos”.

Em tempos de pandemia, e com o consequente desemprego e perda de rendimentos, Mara Eustáquio, afirma que “os pedidos de ajuda aumentaram bastante, principalmente ao nível alimentar”. Neste sentido, em conjunto com o município “tentaram a integração destas famílias, nas respostas sociais, como o Programa de Ajuda Alimentar a Carenciados e a Cantina Social”.

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social resulta de um protocolo entre a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior e a Segurança Social. A equipa deste serviço é composta por duas assistentes sociais e uma coordenadora.