Eléctrico contesta Associação pela subida de “O Elvas”

O Eléctrico de Futebol Clube, de Ponte de Sor, contesta a decisão da Associação de Futebol de Portalegre (AFP) de atribuir a “O Elvas” CAD a vitória no campeonato distrital de seniores, que permite subir ao Campeonato de Portugal, e recorre ao Conselho Jurisdicional da AFP.

A Direção do Eléctrico, reunida extraordinariamente no sábado dia 27, “com o intuito de avaliar e debater a decisão proferida pela Associação de Futebol de Portalegre, no que concerne à classificação final do campeonato distrital de futebol”, anuncia que o clube de Ponte de Sor “irá recorrer aos mecanismos legais ao seu dispor, de forma a que seja dado cumprimento ao ponto 7 das Medidas Excecionais que consta no Regulamento da Liga, vigente na corrente época”.

O clube de Ponte de Sor aponta esse ponto do Regulamento da Liga, segundo o qual “caso a prova não possa ser concluída durante a época desportiva 2020/2021, a mesma será homologada com a classificação existente na altura da interrupção”, para fundamentar a sua posição, contrariando o Decreto-Lei nº 18-A/2020 de 23 de abril.

Assim, “face ao exposto, considera o Eléctrico Futebol Clube como prioridade submeter a decisão da AFP à apreciação do Conselho Jurisdicional da mesma, solicitando a emissão de um parecer sobre a matéria, seguindo assim os passos que a lei desportiva nos indica e ficando a aguardar uma resposta desta entidade o mais breve possível, para definir quais os passos a dar futuramente”.

Esta posição do clube de Ponte de Sor, contestando a Associação de Futebol, radica na classificação do Distrital à data da interrupção: o Eléctrico estava em primeiro com 16 pontos em seis jogos, enquanto “O Elvas” era segundo com 15 pontos em cinco jogos. A equipa de Ponte de Sor tem uma média de 2,67 pontos por jogo e “O Elvas” tem uma média de 3,00 pontos por jogo. Apesar de ter menos um jogo, os azuis-e-ouro têm o ataque mais realizador (16 contra 15 do Eléctrico) e a defesa menos batida (um contra seis do Eléctrico).