Governo só avalia novas regras de desconfinamento no dia 1

O Governo anunciou ontem, sexta-feira, dia 26, o prolongamento das atuais regras em vigor no plano de desconfinamento, adiantando também que só serão definidas as regras após a Páscoa, na próxima semana, no dia 1 de abril.

“O Governo hoje decidiu de forma eletrónica prorrogar o atual decreto até 5 de abril e decidir apenas quais são as regras a partir de 5 de abril, no próximo dia 1 de abril, na próxima quinta-feira. Significa que vamos decidir com base em dados mais atuais e mais próximos da realidade nesse dia. Esta é uma decisão de cautela e de alerta quanto às condições que temos de garantir para poder prosseguir o plano de desconfinamento”, afirmou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

A ministra da Presidência depois da reunião de Conselhos de Ministros afirmou que “o percurso mostra que temos condições para continuar o plano de desconfinamento, mas também mostra que nos temos aproximado de forma significativa do Rt igual a 1 e que, portanto, precisamos de ter cautela na continuação do plano de desconfinamento”.

As regras são exatamente as mesmas com que vivemos hoje, incluindo-se o prolongamento da proibição da circulação para fora do concelho, que vigora até às 23:59 do dia 5 de abril. O decreto é em tudo o resto igual”, disse Mariana Vieira da Silva.

No entanto, a ministra reconheceu que se a situação pandémica no país passar para a “zona amarela”, haverá necessidade de “repensar o plano” de desconfinamento, com base nos indicadores e na sua localização no território nacional.

“Pode significar uma travagem total ou parcial, conforme os indicadores e a sua localização no território. Dissemos sempre que pode haver medidas locais ou regionais. É preciso ver que a evolução é positiva, mas também sabemos que, ao aproximarmo-nos do momento em que os casos começam a crescer, temos de ficar alerta”, rematou Mariana Vieira da Silva.