“Está na hora de todos nos apoiarmos”, pede Cátia Terrinca

O Dia Mundial do Teatro celebra-se anualmente a 27 de março. Todos os anos, a Organização Mundial de artes cénicas escolhe uma personalidade das artes para escrever uma mensagem neste dias e este ano a escolhida foi a atriz Helen Mirren, do Reino Unido.

Catia Terrinca, atriz e encenadora, apresenta-nos a mensagem deste ano: “Este tem sido um momento muito difícil para o espetáculo ao vivo, e muitos artistas, técnicos e artesãos e artesãs têm lutado, numa profissão já de si plena de insegurança. Talvez essa omnipresente insegurança os tenha tornado mais aptos a sobreviver a esta pandemia, com sagacidade e coragem. Nestas novas circunstâncias, a sua imaginação já se traduziu em inventivas, divertidas e comoventes formas de comunicar, graças, claro, em larga medida, à internet. Os seres humanos contam histórias uns aos outros desde que estão no planeta. A bela cultura do teatro viverá enquanto nós ficarmos aqui. O impulso criativo de escritores, desenhadores, bailarinos, cantores, atores, músicos, encenadores, nunca será sufocado e, no futuro muito próximo, ele florescerá com uma nova energia e um novo entendimento sobre o mundo que todos partilhamos. Mal posso esperar”.

Neste dia Mundial do Teatro, e tendo em conta todas as dificuldades que as pessoas ligadas às artes têm passado, sobretudo devido à pandemia, Cátia terrinca pede a todos que quando os teatros abrirem “os encham, seguindo as normas de segurança, porque este momento tem sido muito delicado e está na hora de todos nos apoiarmos enquanto sociedade civil”.

O Dia Mundial do teatro foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro.