Fortaleza de Juromenha visitada pelo ministro do Ambiente

A vila de Alandroal e a fortaleza de Juromenha receberam, no passado domingo, as visitas do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e do secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino, entre outras entidades locais e regionais.

As visitas enquadraram-se na participação do município de Alandroal, no projeto “Além risco”, onde se pretende que sejam plantadas 50 mil árvores, no Alentejo Central. João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal, explica que, no concelho “o compromisso é plantar cinco mil árvores, tendo sido dos primeiros municípios a aceitar este desafio”.

Os trabalhos no terreno foram iniciados, numa ação junto ao mercado municipal, e o objetivo deste projeto é “transformar os espaços municipais, reduzindo os consumos de água, plantar plantas autóctones e aumentar as zonas de sombra, de forma a diminuir os impactos das ondas de calor”. O presidente da Câmara de Alandroal explica ainda que este “é um projeto a longo prazo para mudar as práticas de ocupação dos espaços públicos, e envolver também a população, para plantarem em suas casas algumas árvores, de forma a ajudar a combater as alterações climáticas”.

Também a Fortaleza de Juromenha foi alvo de uma breve visita por parte da comitiva. João Grilo adianta que “os trabalhos a realizar não estão dependentes de qualquer intervenção governamental e dependem da conclusão do concurso público, em que cinco propostas estão já em análise”. Simultaneamente, revela o presidente, “está a ser preparado o concurso público, através do Programa REVIVE, para ocupação de espaços interiores, para projetos privados na área da hotelaria, havendo aqui uma complementaridade”, que o autarca espera que venha a acontecer.