Praça da Liberdade reabre em Reguengos

A Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz, já foi aberta à população após cerca de oito meses de obras de requalificação no valor de 900 mil euros.

Este projeto integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) do concelho, que abrange intervenções nas áreas da regeneração urbana, da mobilidade urbana e para apoiar as comunidades desfavorecidas, num investimento de cerca de 3,4 milhões de euros apoiado a 85 por cento pelo Portugal 2020.

A requalificação da Praça da Liberdade teve como objetivo tornar este espaço histórico do centro da cidade mais atrativo para a população. Assim, na área poente da praça, a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz criou mais zonas pedonais e foi instalado um palco para atividades culturais, um sistema de jogo de água com 36 jatos que permitem fazer ondas e salpicos e 108 bicos de pulverização tipo nevoeiro que poderão originar a diminuição em três ou quatro graus centígrados da temperatura ambiente no verão.

Nesta zona da Praça da Liberdade, vão ficar instaladas a maioria das esplanadas dos estabelecimentos de restauração. Na área nascente da praça, foi colocado um quiosque para venda de jornais e serviço de pastelaria com esplanada.

A Praça da Liberdade tem iluminação cénica em todas as árvores, nos repuxos e nas fachadas históricas, um carregador de veículos elétricos para promover a mobilidade sustentável e poderá ser fechada à circulação automóvel com pilaretes retráteis quando existirem eventos. A autarquia vai também instalar um carrocel na praça, quando já não houver restrições devido à pandemia da Covid-19, para a utilização desse equipamento de diversão.