Plátano do Rossio de Portalegre em quarto na Árvore Europeia 2021

O Plátano do Rossio de Portalegre foi quarto classificado no Concurso para a Árvore Europeia do Ano 2021, depois de ter obtido 37 410 votos.

Em primeiro lugar, ficou a Azinheira Milenar de Lecina, em Espanha; em segundo, o Plátano de Curinga, em Itália; e em terceiro, o Plátano Antigo, na Federação Russa.

“Neste momento, em que todos saímos vencedores nesta votação, queremos agradecer a participação dos Portugueses neste concurso e na sua divulgação. Foi importante dar a merecida notoriedade ao nosso Plátano e recuperar inúmeras histórias onde se cruzam as memórias de tantos Portalegrenses”, pode ler-se numa publicação feita na página de Facebook do Município de Portalegre.

“Ao mesmo tempo, consideramos que é o momento certo para reconhecer e evidenciar a importância das árvores não só no tecido urbano pelas mais-valias ambientais e pelo inegável valor cénico e paisagístico que congregam, mas também por todas as questões relacionadas com o sequestro de carbono, conservação do solo e a retenção de nutrientes associados ao ecossistema rural”, lê-se ainda.