Manuel Anastácio: produzir mel exige tempo e manutenção

A produção de mel, envolve várias fases e exige uma manutenção, que se assume dispendiosa, principalmente no que diz respeito ao tratamento das abelhas e da própria colmeia.

Manuel Anastácio, apicultor no concelho de Elvas explica que o tratamento contra a varroa, “um piolho que vai roendo as asas das abelhas e as impede de voar e alimentar a colmeia, é aplicado várias vezes por ano e assume-se como um dos principais fatores que gera uma grande despesa”.

Também “os fatores climatéricos, influenciam o tipo de alimentação que é fornecida à abelha”. E, há gastos também com o transporte das colmeias, como no caso de Manuel, que faz “transumância para locais com maior floração, com néctar e pólen suficiente para as abelhas”, e mais propícios à produção de mel.

Uma colmeia pode ter entre 20 mil a 50 mil abelhas. No caso de Manuel Anastácio tem mais de 50 colmeias, sendo que algumas abelhas morreram devido ao frio, um fator que influencia a vida da abelha, mas mantém a esperança que na primavera, com a estimulação do calor, possa aumentar o número de colmeias de que dispõe.

O quilo de mel, a granel, ronda pouco mais que os 2.50 euros, enquanto que, há seis anos era superior 4.50 euros, explica Manuel Anastácio.