Espaço do Tempo apoia Évora a Capital Europeia da Cultura

A Candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027 lançou um ciclo online de pequenos documentários que semanalmente, até novembro, vai dar a conhecer histórias sobre pessoas, projetos e instituições da comunidade.

Neste momento estão a decorrer atividades, no âmbito do projeto #SENDO, que pretende, através de vídeos, divulgar todas as semanas, um conjunto de instituições culturais, personalidades da região. Estes vídeos, divulgados, semanalmente, podem ser vistos na página da Candidatura de Évora a Capital Europeia da cultura 2027 ou no facebook e instagram do município.

O projeto cultural multidisciplinar Córtex Frontal, do concelho de Arraiolos, a associação cultural Oficinas do Convento, de Montemor-o-Novo, o Centro Interpretativo dos Almendres, de Évora, ou o Figurado de Barro de Estremoz são temas de alguns dos filmes.

Outros dos documentários abordam o projeto de residências artísticas da associação interdisciplinar O Espaço do Tempo, do coreógrafo Rui Horta, em Montemor-o-Novo.

Para Rui Horta, “tem existido um trabalho de proximidade com a candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura, desde o início, inclusive há uma candidatura em apreciação que tem uma candidatura conjunta com a Capital Europeia da Cultura e seis municípios do Alentejo, de apoios vindos norte da europa para a cultura e que permite trabalho em rede no sul da Europa”.

Esta candidatura conjunta tem como objetivo “fazer uma programação cultural em rede no Alentejo em que a capital se envolve no que é feito”, e para Rui Horta “dá uma sensação de que o trabalho da capital está relacionado não só com atividades em Évora, mas em todo o Alentejo”.

Serão várias as atividades conjuntas, no âmbito desta candidatura, “desde formação de técnicos de som, palco, iluminação, cena, acolher desde acolher residências artísticas de projetos conjuntos, bem partilhados com outras cidades do Alentejo com projetos criativos, que irão envolver a comunidade”.

Rui Horta refere ainda que O Espaço do Tempo “tem uma missão para lá de Montemor, na região é um agente cultural muito ativo”.

Ciclo online de pequenos documentários lançados no âmbito da Candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura, que vai dar a conhecer histórias sobre pessoas, projetos e instituições da comunidade.