Évora a Capital Europeia da Cultura tem documentários online

A candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027 lançou um ciclo online de pequenos documentários que semanalmente, até novembro, vai dar a conhecer histórias sobre pessoas, projetos e instituições da comunidade.

Esta candidatura, como explica Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora, pretende “criar um projeto estruturante para Évora e para a região, baseado na cultura, mas, que vai muito além desta área, passando por todos os outros setores: ambiente economia e envolve a comunidade”, e que prepara um projeto de transformação urbana de Évora, mas também um contributo para transformação positiva da região. Carlos Pinto de Sá afirma que esta se assume como “a identidade cultural não só do concelho, mas de todo o Alentejo, e é isto que garante a diferenciação da região, que permite mostrar que é possível fazer algo novo, com base nas suas tradições e identidade”.

O presidente da Câmara Municipal de Évora afirma que, nesta altura estão a ser apresentadas as linhas gerais da candidatura, mas pretende-se “ter um processo que envolva a comunidade e outras instituições, que não as culturais, nós concorremos para ganhar, mas mais importante que isso é dar consistência cultural à região e contribuir para o seu desenvolvimento”.

Neste momento, estão a decorrer atividades, no âmbito do projeto #SENDO, que pretende, através de vídeos, divulgar todas as semanas, “um conjunto de instituições culturais, personalidades da região que têm um trabalho notável e que muitas vezes não é conhecido, e que é muito positivo para o meio em que se inserem e para a região”. Desta forma querem que “as instituições possam interagir entre si e dar a sua contribuição para a candidatura”.

Carlos Pinto de Sá desafia todos aqueles queiram, a ver estes vídeos, na página da Candidatura de Évora a Capital Europeia da cultura 2027 ou no facebook e instagram do município. O presidente apela ainda a quem quiser contribuir com ideias, para a candidatura que, pode fazê-lo por escrito, ou na sede da candidatura na Praça do Sertório, junto ao edifício dos Paços do concelho de Évora.

A candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027 é da responsabilidade da Comissão Executiva “Évora 2027”, liderada pela câmara municipal. Esta comissão integra ainda a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Direção Regional de Cultura do Alentejo, Fundação Eugénio de Almeida, Turismo do Alentejo e Universidade de Évora.