Câmara de Alandroal investe um milhão de euros em apoios

A Câmara Municipal de Alandroal criou um conjunto de Medidas Locais de Apoio no âmbito da Covid-19 que representou já um investimento de um milhão de euros por parte da autarquia. “600 mil euros ficaram já comprometidos desde março de 2020 até aqui e os restantes 400 mil serão atribuídos nos próximos meses. Para uma câmara com a dimensão da nossa, todos percebem que este é um esforço muito grande para o nosso orçamento”, referiu João Grilo, presidente da câmara municipal de Alandroal.

João Grilo refere que “os apoios foram criados desde o início da pandemia, tendo sofrido algumas alterações consoante as necessidades das famílias e empresas. No caso do ensino, a câmara alargou o apoio nas refeições ao segundo e terceiro ciclos”. O autarca considera que ao ajudarem as crianças estão também a ajudar as famílias com filhos em idade escolar.

No que diz respeito a empresários em nome individual do concelho, “que tenham o seu estabelecimento encerrado, vão receber da câmara municipal o mesmo valor que recebem do Estado. Por exemplo, se receberam 1000 euros do Estado, recebem mais 1000 da câmara”, como nos referiu o presidente João Grilo.

“Tínhamos outras prioridades, antes de surgir a pandemia. Naturalmente estaríamos a gastar este dinheiro noutros setores mas surgiu a pandemia e entendemos que o maior problema passou a ser este e as maiores respostas teríamos que ser estas. Não poupámos com a pandemia. Decidimos investir nas pessoas, nas empresas e no nosso tecido social para que consigamos todos ultrapassar esta fase mais difícil e começar a recuperar, com mais facilidade a seguir”, sublinhou o presidente.

Medidas Locais de Apoio no âmbito da Covid-19 representam o investimento de um milhão de euros para a câmara municipal de Alandroal. De referir que 600 mil euros já foram comprometidos de março de 2020 até aqui e 400 mil para os próximos meses.