Receitas com produtos de origem protegida no “Espaço Europa”

A Comissão Europeia lançou uma publicação online, com 27 receitas de um chef de cada Estado-membro da União Europeia. Estas receitas têm como base produtos com denominação de origem protegida.

Ana Pereira, do Gabinete Europe Direct do Alto Alentejo, explica que esta denominação significa que o produto tem um selo, que representa “um vínculo claro ao local onde foi produzido e, que todos os aspetos de produção e modo de preparação ocorrem de acordo com tradições de região”. Esta publicação “celebra a diversidade de produtos que existem na União Europeia, com este tipo de indicação”.

O chef que representa Portugal, é José Avillez e, apresentou como receita, uma sopa fria de Pêra Rocha do Oeste com presunto curado. Ana Pereira explica que estas receitas são “criativas originais e que todos poderão experimentar, mesmo que seja com produtos semelhantes”.

Esta publicação de 27 receitas, uma por cada Estado-Membro e elaboradas com produtos com denominação de origem protegida está disponível online, em europedirect.ipportalegre.pt e a consulta é gratuita. Este é o tema em destaque esta semana, no Espaço Europa, para ouvir ao meio-dia e meia e às 16.30 horas, na emissão da Rádio ELVAS.