Cyberbullying preocupa GNR com escolas fechadas

Visando contribuir para a prevenção e para o combate à violência em ambiente escolar, a Guarda Nacional Republicana (GNR) lançou a campanha nacional de sensibilização #NãoSouUmAlvo, com o objetivo de sensibilizar para a não violência nas escolas.

O tema do bullying tem sido bastante abordado pela Guarda Nacional Republicana, sendo que “o encerramento das escolas dirige as atenções da força de segurança para o cyberbullying, realizado, sobretudo, através da internet”, como nos referiu o Tenente Coronel Rogério Copeto, 2º Comandante e porta-voz do Comando de Évora da GNR.

“A Guarda Nacional Republicana lançou também a campanha internet mais segura 2021 que visa combater e prevenir o fenómeno do cyberbullying. Quando temos as escolas abertas, temos o bullying presencial mas a verdade é que o cyberbullying não é menos importante. Estamos confinados em casa mas os perigos continuam e o alerta, nesta situação, é mais dirigido a pais e encarregados de educação para alguns sinais que os seus filhos possam demonstrar, como a ansiedade”, sublinhou o tenente-coronel.

O bullying é caraterizado por atos contínuos de violência física, psicológica e/ou emocional, intencionais e repetidos, com a finalidade de infligir dor e angústia

A campanha #NãoSouUmAlvo, da GNR, tem como parceiros cerca de 150 municípios e conta com a exposição e divulgação de imagens nas plataformas digitais, a divulgação de um vídeo alusivo ao tema bem como a afixação da imagem da campanha, sob a forma de outdoors, mobiliário urbano para informação (MUPI’s), folhetos, entre outras.