DECO ajuda na gestão do orçamento familiar

O orçamento familiar é a melhor ferramenta para gerir as receitas e despesas de um agregado familiar. Uma boa gestão desse orçamento é essencial para que não se gaste mais do que aquilo que se pode.

A Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor “tem sido pioneira na dinamização de sessões que apoiam, quer as pessoas mais velhas quer as mais jovens, na gestão da sua vida financeira, para que possa ser a mais equilibrada possível”, de acordo com Helena Guerra (na foto), do gabinete de Projetos e Inovação da DECO.

Helena Guerra explica que “na gestão do orçamento é necessário ter em causa todos os rendimentos, mas, ainda mais importante, todas as despesas, inclusive as mais pequenas como o café que bebemos todos os dias ou a revista que compramos”.

“O orçamento familiar permite avaliar a situação real do ponto de vista financeiro, identificar os gastos supérfluos a eliminar e identificar quais são os gastos indispensáveis que poderão ser minimizados. Por outro lado, podemos compreender se temos capacidade financeira para, por exemplo, começar a poupar, contrair mais um crédito ou adquirir mais um serviço”, sublinhou.

A maioria dos consumidores, cerca de 85%, não sabe quanto gasta ou até quanto ganha por mês. Gastar mais do que o que se ganha pode levar a incumprimentos nos pagamentos e a uma vida financeira desequilibrada.

A gestão do orçamento familiar é o tema da rubrica da DECO desta semana, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação.