Mais de dez alunos na escola de acolhimento de Campo Maior

Em Campo Maior, por esta altura, são mais de uma dezena os alunos que, todos os dias, frequentam as aulas no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro.

A falta de meios informáticos em casa e as carências de alguns agregados familiares são as principais razões que levam cerca de 12 crianças a frequentar agora esta escola de acolhimento, onde acabam por ter também aulas à distância.

“Isto funciona da mesma forma. Eles estão dentro das turmas, nos horários das turmas, assistem às aulas com os professores e depois têm toda a planificação para realizar os trabalhos que o professor marca”, revela o professor João Borrego.

João Borrego, por estes dias, ajuda estas 12 crianças, do primeiro ciclo, a nível informático e com a organização da planificação dos trabalhos. Na escola, estes alunos assistem e participam nas aulas, com os respetivos professores, por videochamada. Outras carências, como ao nível da alimentação, são suplementadas, sendo que estas crianças almoçam no refeitório da secundária de Campo Maior.

Estivemos ainda à conversa com algumas destas crianças, que, segundo revelam, não se importam nada de ir para a escola, até porque ali podem, para além de aprender, brincar.

“A mãe trabalha em Espanha e a avó está a tentar arranjar-me um computador”, diz uma menina de segundo ano, que adianta que, por vezes, é mais difícil aprender através das aulas online, porque, às vezes, “a imagem para e não se percebe o que o professor está a dizer”.

Já um aluno de quarto ano garante ser divertido ir, nestes dias, para a escola. Revela ainda que não fica em casa, porque não tem computador.

Cabe ao Município de Campo Maior fazer o transporte destas crianças, diariamente, entre o Centro Escolar e a secundária, nas horas de almoço.