EB1 de Santa Luzia tem quatro crianças do pré-escolar

As escolas de acolhimento no concelho de Elvas, para os filhos dos trabalhadores dos serviços essenciais, com idade inferior a 12 anos, são as Escolas Básicas do 1º Ciclo (EB1) de Santa Luzia e Boa-Fé, para o pré-escolar e o primeiro ciclo, e a Escola Secundária D. Sancho II, para os segundo e terceiro ciclos e secundário.

Na EB1 de Santa Luzia, por norma, são quatro as crianças a frequentar a escola, todas do ensino pré-escolar, para além das 15 que frequentam o 1º ciclo. Neste caso, as crianças não têm outra opção uma vez que os pais são trabalhadores essenciais e não podem faltar ao trabalho.

No entanto, a opinião é unânime: preferem estar na escola do que em casa. Fazem trabalhos, brincam e, mesmo que consideram “estranho” estar numa sala com poucas pessoas, há os que prefiram este “sossego”.

Os alunos beneficiários da Ação Social Escolar, do pré-escolar ao ensino secundário, que estejam a frequentar as escolas de acolhimento, podem lá almoçar. Os restantes estão abrangidos por um serviço de take away.