Vila Viçosa: ferido grave em acidente em pedreira transferido de helicóptero

Um homem, de 56 anos, ficou ferido com gravidade após um acidente numa pedreira localizada na freguesia de Pardais, no concelho de Vila Viçosa.

O acidente ocorreu às 10.45 horas desta terça-feira dia 23 e, para o local, foram mobilizados diversos meios dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa, ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Elvas e viatura médica de emergência e reanimação (VMER) de Évora.

A vítima foi estabilizada no local e transportada para o quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa “uma vez que precisava de muito oxigénio para se manter estável. A solução encontrada foi oxigenar o ferido aqui no quartel enquanto se aguardava a chegada do helicóptero”, referiu-nos o comandante dos bombeiros de Vila Viçosa, Nuno Pinheiro.

“O homem apresentava ferimentos, sobretudo, na zona lombar. O primeiro socorro foi prestado pelos nosso operacionais no fundo da pedreira”, garantiu o comandante. Quando questionado sobre a formação que os seus homens têm para trabalhar nestas condições, Nuno Pinheiro garantiu que “todos os operacionais têm capacidades para este tipo de operações. Tendo em conta a zona de onde nos encontramos, rodeada de pedreiras, é essencial que eles sejam tenham essa preparação”.

O helicóptero que transferiu este ferido, para o hospital de São José, em Lisboa, está sediado em Loulé, uma vez que o meio de Évora se encontrava numa outra operação, relacionada com transporte de órgãos para transplante.