Consumidores reciclam 12 milhões de embalagens de bebidas

Desde março de 2020, que já foram entregues mais de 12 milhões de embalagens de bebidas em plástico, nas 23 máquinas de recolha automática instaladas em grandes superfícies comerciais em Portugal Continental, para serem recicladas e darem origem a novas garrafas.

Depois do sucesso dos primeiros 11 meses, a partir de hoje e até ao próximo dia 15 de setembro, o projeto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo, todos ganham. Ganha o Planeta!” entra numa fase exclusiva para donativos às instituições de apoio social selecionadas.

Com uma média de 39 mil embalagens devolvidas por dia, das quais 66% tinham capacidade acima dos 0,5 litros, foram recolhidas cerca de 350 toneladas de PET para reciclagem.

Os prémios dados em talão para serem utilizados em compras atingiram os 500 mil euros, já o valor de donativos nas 23 máquinas foi de 10 mil euros. No momento em que estão atingidos os objetivos ambientais deste projeto piloto, a vertente social ganha um novo protagonismo com o projeto a entrar numa fase exclusiva para donativos às 23 instituições selecionadas, uma por cada máquina instalada de norte a sul do país. O projeto cumpre assim outra das suas dimensões: a responsabilidade social associada à consciência ambiental.

O Ministério do Ambiente e da Ação Climática congratula-se com os resultados obtidos até à data por este projeto piloto, financiado pelo Fundo Ambiental, e continua a apoiar as respetivas ações.

Com o plástico recolhido nas máquinas, instaladas em grandes superfícies comerciais, serão produzidos materiais reciclados de elevada qualidade para a incorporação em novas garrafas de bebidas, promovendo assim a sustentabilidade ambiental através de uma economia mais circular.

Este projeto é financiado a 100% pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, num montante de 1,655 milhões de euros, e gerido por um consórcio composto pela Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal, Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).

A localização das 23 máquinas de recolha de garrafas bebidas em plástico, bem como toda a informação sobre este projeto-piloto pode ser consultada no site www.dovelhosefaznovo.pt.

O projeto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo, todos ganham. Ganha o Planeta!” está a servir de referência para a implementação do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas.

As instituições eleitas pelos consumidores, no Alentejo, através de votação online, para receber os donativos do projeto “Quando do Velho se Faz Novo, Todos Ganham. Ganha o Planeta”, são as seguintes: Associação de Solidariedade Social de Ponte de Sor (Continente Portalegre); APPACDM de Évora (Continente Évora); Cantinho dos Animais de Évora; Pingo Doce Évora EN; e CERCIBEJA – Cooperativa para a Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Beja; no Continente de Beja.