Instituto Piaget procura parceiros para projeto no Alentejo

O Instituto Piaget tem novos projetos: uns relacionados com formação à distância, em áreas como a cibersegurança, e outros associados à investigação, ao nível da tecnologia digital para setores como o da agricultura.

Estes novos projetos, explica o diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Piaget, Ricardo Santos (na imagem), inserem-se na reformulação que tem vindo a ser feita, nos últimos dois anos, no plano educativo, agora “focado nas competências digitais”.

“Estamos a desenvolver algumas áreas, em particular, de formação associada ao desenvolvimento das competências digitais, de determinados setores, nomeadamente na área de cibersegurança, na área do data science, e na área de ensino à distância, isto é, naquilo que é a promoção e o apoio às entidades, a formar os seus colaboradores à distância, e também na ótica do ensino”, explica Ricardo Santos.

Ao nível da investigação, a instituição de ensino superior vai iniciar um projeto relacionado com tecnologia digital para o setor agrícola, que irá incidir também na região Alentejo, e para o qual procura agora parceiros, depois “de desafiada por uma das principais associações de sistemas de informação” do país.

“Vamos fazer uma análise, nos próximos tempos, do estado da arte do agrotec, em Portugal, isto é, da tecnologia aplicada no setor agrícola, e de que forma a mesma está a ser potenciada e desenvolvida e que também que investigação existe ao nível empresarial e de estruturas associativas nesta área”, revela o diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Piaget.

Ricardo Santos revela ainda que há várias áreas em que a instituição tem vindo a trabalhar, “com particular relevância fora daquilo que são os grandes centros urbanos e utilizando aquilo que é a capacidade instalada do Instituto Piaget”. “Estamos praticamente situados em quase todas as regiões. Estivemos, até há pouco tempo, no Alentejo, com espaço físico, mas agora só com projetos e com algumas ligações a algumas entidades públicas”, adianta.

Entretanto, o Instituto Piaget está já a chegar a acordo com as Câmaras Municipais da região Alentejo, para, quando possível, avançar com a realização do estudo relativo à tecnologia digital associada à agricultura.

O Instituto Piaget, atualmente, tem escolas em Silves, Viseu, Almada e Vila Nova de Gaia, lecionando, entre outros, cursos como Educação Básica, Ciências da Nutrição, Enfermagem, Engenharia Informática, Gestão e Psicologia.