Geração Depositrão recolhe 13 toneladas em Évora

Em funcionamento consecutivo há 13 anos, a Geração Depositrão recolheu, no ano de 2020, cerca de 13 toneladas de equipamentos, pilhas e baterias no distrito de Évora.

Filipa Moita,  responsável de Comunicação da Entidade Gestora de Resíduos, refere que “a Escola Básica de Mora é aquela que mais se destaca, com cerca de três toneladas de resíduos recolhidos. Em segundo lugar surge a EB2,3 Sebastião da Gama e de seguida a Escola Básica Manuel Ferreira Patrício”.

A Geração Depositrão é fruto de uma parceria entre a ERP Portugal – Entidade Gestora de Resíduos e o Programa Eco-Escolas com o objetivo de estimular a entrega de resíduos nas escolas e entidades parceiras, garantindo o seu tratamento, descontaminação e reciclagem.

Filipa Moita adianta que “escolas em todo o país procedem à recolha de equipamentos que contêm substâncias nocivas para o ambiente e para a saúde”.

“No interior das lâmpadas encontramos mercúrio, temos também substâncias nocivas que podem ser encontradas nos frigoríficos, mas também nas máquinas de lavar, nos computadores, em tudo o que tenha a ver com periféricos que podem ser ligados ao computador, telemóveis, pequenos eletrodomésticos como uma varinha mágica ou ferro de engomar e depois temos as pilhas e baterias que alimentam os nossos equipamentos eletrónicos”, informa Filipa Moita.

A Geração Depositrão conta, em média, com o envolvimento de mais de 700 escolas e entidades, 420 mil alunos e cerca de 40 mil professores.