Herdade do Esporão vence prémio de sustentabilidade

O restaurante Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, ganhou, recentemente, o Prémio Especial Sustentabilidade Studioneves 2020, tendo com conta aspetos ambientais, sociais e de gestão.

A atribuição deste prémio, organizado pela Mesa Marcada, em parceria com uma consultora técnica internacional, ao restaurante, é “um motivo de orgulho” para a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, garante o vereador Jorge Nunes, lembrando que o mesmo foi distinguido “devido à sua preocupação ambiental e e em ir manter valor ligados àquilo que é a sustentabilidade”.

Jorge Nunes adianta que prémios como este motivam qualquer um a fazer sempre “mais e melhor”. “Sempre que algum dos nossos restaurantes, ou qualquer outra entidade, se distingue, numa escala nacional ou internacional, deve orgulhar o território e motivarmos todos”, acrescenta.

“Tudo isto, no fundo, representa aquilo que é um território que, quando aposta bem nos seus valores endógenos e ligados àquilo que é a sustentabilidade, tem tudo para dar certo”, diz ainda o vereador.

A contribuir para a atribuição deste prémio ao restaurante Herdade do Esporão está o facto de, entre outros, se ter eliminado, na cozinha, o uso de película aderente e reduzido o uso de plástico. Para além disso, o restaurante faz compostagem de resíduos e ainda colabora com entidades locais de apoio social.

Num total de 31 candidatos, além do vencedor, os restaurantes alentejanos Sem Porta, do Hotel Sublime, na Comporta, e o Craveiral Farmtable by Alexandre Silva, em S. Teotónio, foram distinguidos com uma Menção Honrosa.