Distritais de seniores “deverão” regressar depois da Páscoa

As competições distritais em Portalegre, de futebol e futsal, em seniores, deverão retomar depois da Páscoa, marcada este ano para o primeiro fim-de-semana de abril, entre os dias 2 e 5.

O presidente da Associação de Futebol de Portalegre, Daniel Pina (na foto), acredita que isso seja possível, apesar de tudo ser “uma incerteza. Acreditamos que seja possível. Ainda faltam praticamente dois meses e aguardamos para saber se realmente podemos recomeçar. Estamos ansiosos para retomar as competições, mas a saúde está acima de qualquer interesse”.

Daniel Pina refere que, de acordo com a Federação Portuguesa de Futebol, “a época deverá terminar na mesma no final de junho”. No entanto, o presidente da Associação de Futebol considera que “repor todos os jogos, em tão pouco tempo, é humanamente impossível. Obviamente que é uma decisão que tem que ser tomada entre a direção e os clubes, porque está regulamentada”.

Caso a competição seja interrompida, Pina é da opinião que o título deve ser atribuído a quem for em primeiro (em igualdade de jogos), ou a quem tiver melhor média por jogo (se o número de partidas não for igual entre as equipas).

Na Associação de Futebol de Portalegre, os últimos jogos foram realizados em 27 de dezembro passado; no caso de “O Elvas”, a última partida teve lugar a 20 de dezembro, o jogo caseiro com o Crato, que os azuis-e-ouro venceram por 2-0. Na classificação, o primeiro é o Elétrico, com 16 pontos (em seis jogos); “O Elvas” tem 15 pontos e é a única equipa sem pontos perdidos (cinco vitórias em cinco jogos).

No “vizinho” distrito de Évora, a direção da Associação de Futebol de Évora, face ao prolongamento do estado de emergência e de acordo com as reuniões com os filiados, decidiu prolongar a suspensão dos campeonatos de futebol e futsal até dia 28 de fevereiro.

Segundo o comunicado da associação, a monotorização da situação continuará a ser feita, em estreito contacto com os seus filiados.