Pais de filhos até ao 4º ano podem trocar teletrabalho por apoio

Os pais com filhos até ao 4.º ano vão poder trocar o teletrabalho pelo apoio, a propósito do fecho das escolas. Quem alternar o apoio dado aos filhos em casa vai poder receber os seus salários a 100%, segundo avança o Jornal Público.

A proposta será apresentada esta quarta-feira, dia 17, pelo Governo, que procura antecipar-se a uma coligação negativa no Parlamento.

Os pais que alternem o apoio dado aos filhos em casa devido ao encerramento das escolas vão poder receber os seus salários a 100%. Da mesma forma, “também os pais de famílias monoparentais poderão ficar em casa a acompanhar os filhos, sem que o seu rendimento sofra qualquer corte. O pacote inclui também o alargamento do apoio aos pais que estão em teletrabalho, que até agora não podiam escolher ficar em casa a acompanhar os filhos (mas não será para todos). Estes poderão receber o apoio dado pelo Governo, correspondente a 66% da sua remuneração base”.

“O trabalhador, para manter o direito ao apoio à família, terá de cumprir um destes três requisitos: ter um filho que frequente até ao final do primeiro ciclo do ensino básico, incluindo creche e pré-escolar; um dependente com deficiência e incapacidade igual ou superior a 60%, independentemente da idade; ou se a família for monoparental”, escreve o jornal.

Citando uma fonte do Governo, o Público afirma que “esta é uma medida de política pública que pretende proteger as famílias, particularmente as que se encontrem em situação de pobreza”.