Com salão fechado, “não há quem aguente”, diz cabeleireira de Elvas

Restaurantes, bares, espaços culturais, ginásios e o comércio em geral, à exceção dos supermercados e mercearias, foram forçados a encerrar portas, uma vez mais, há mais de um mês, depois de decretado um segundo confinamento no país. Na mesma situação, encontram-se os salões de beleza e os barbeiros.

Patrícia Martins (na foto) é cabeleireira. Tem o seu salão em Elvas. Há mais de um mês com o negócio parado, garante que estes são tempos de incertezas, com as contas a continuarem a ter de ser pagas. Já os apoios e os subsídios, esses, têm sido “muitos poucos e tardios”.

“Tenho o salão por minha conta e tenho as mesmas despesas. O primeiro estado de emergência apanhou-me desprevenida. Agora, nesta segunda vez, já consegui orientar melhor a situação, a nível económico”, garante, ainda assim.

A verdade é que com o salão encerrado, Patrícia continua a ter de fazer uma grande ginástica financeira, através das suas poupanças, para pagar, não só a renda do salão, como todas as outras despesas: “os seguros, que são obrigatórios, a renda, a água, a luz”. “Se não tivesse as minhas poupanças, talvez tivesse de fechar portas”, acrescenta.

Caso este confinamento se prolongue por muito mais tempo, Patrícia garante que não terá outra solução se não encerrar mesmo o estabelecimento, a título definitivo. “Estou convencida que, em início de março, se possa abrir, mas se forem muito mais meses, duvido, porque é impensável”, assegura. “A ajuda é pouca e ainda nem nos sabem dizer nada, concretamente, sobre os apoios para as rendas dos estabelecimentos”, diz ainda.

“Os negócios já não estavam a cem por cento. Estávamos a trabalhar com uma quebra de 50 por cento. Voltámos a fechar. Não há quem aguente”, lamenta ainda a cabeleireira.

Patrícia defende ainda que, apesar do contacto direto com o cliente, o risco de contágio, num salão de cabeleireiro, é mínimo, pelo que não compreende este novo encerramento. A prova foi dada quando, depois do primeiro confinamento, os salões voltaram a abrir e a funcionar apenas por marcação. “É tudo higienizado, o contacto é direto, mas nunca frente a frente com o cliente. Acho que poderíamos estar perfeitamente abertos”, comenta.

Quando confrontada com imagens, em televisão nacional, com cabeleireiras a trabalhar, diariamente, Patrícia sente-se injustiçada. “Acaba por ser revoltante, porque uns podem trabalhar e outros não. Uns vão de casa em casa e acabas por ficar parada sem saber o que vais fazer à tua vida. Vês outros a trabalhar e acaba por não ser justo”, remata.

Pelo menos, até dia 1 de março, até durar este segundo confinamento, Patrícia e todas as cabeleireiras e os barbeiros do país vão continuar sem poder trabalhar.

A verdade é que cabeleireiros e centros de estética têm sido um dos setores económicos mais prejudicados pelas medidas de controlo pandémico, sendo que nos dois confinamentos, estes estabelecimentos nunca tiveram luz verde para laborar.

Nesse sentido, uma petição, assinada por uma empresária do setor de Braga, atingiu, na segunda-feira, as 7500 assinaturas, o necessário para que o tema seja debatido no Parlamento.

O documento aponta desigualdades e dá como solução três hipóteses: a reabertura dos cabeleireiros e centros de estética por marcação, a permissão de realização serviços domiciliários ou a revisão dos critérios de lay-off.