CD Badajoz nos 82 principais clubes de Espanha em 2021/2022

Já é certo: o Club Deportivo (CD) Badajoz será uma das 82 principais equipas do futebol espanhol na
época 2021/2022, mas ainda pode atingir outros patamares.

Com o empate de ontem em Vilharrobledo, e ainda a quatro jogos para a conclusão da Primeira Fase do campeonato, o CD Badajoz já tem atingido o primeiro dos seus alvos desta época desportiva, obter uma vaga para a época seguinte na “Primeira RFEF”, uma nova Liga com duas séries de vinte equipas (norte e sul) e que está chamada a ser a terceira liga profissional do futebol espanhol, na qual garantem presença os clubes que â conclusão da Primeira Fase se enquadrarem nas três primeiras posições das dez séries da atual Segunda B.

Segundo dissemos, a “Primeira RFEF” era o primeiro dos alvos do CDB e ontem foi atingido, mas há outros alvos para as seguintes fases de competição e vamos tentar pormenorizar neles.

Na Segunda Fase, de 4 de Abril a 9 de Maio, os clubes que fiquem nas três primeiras posições das dez séries da Segunda B participarão num “mini campeonato” entre eles, onde começam com a mesma pontuação da Primeira Fase. No que diz respeito ao Badajoz estará inserido com as equipas das séries 5A e 5B, mas com algumas condições. As equipas que participaram na série A enfrentarão por duas vezes, visitante e visitado, as que participaram na série B e não poderão, em nenhum caso, enfrentar as equipas que participaram na mesma série na Primeira Fase. Ao final da Segunda Fase, as três melhores equipas, além da quarta com melhor coeficiente entre os cinco grupos, participarão no Play Off para a subida à Segunda Divisão (Liga Smartbank).

Na Terceira Fase, Play Off de subida, de 16 a 23 de Maio, participarão 16 equipas num único local, onde é preciso salientar que o CD Badajoz está a lutar para que esse local seja o Estadio Nuevo Vivero, e consistirá em duas rondas de classificação em que os jogos serão determinados por sorteio, opondo aqueles que teriam obtido a melhor classificação na Segunda Fase contra aqueles que teriam obtido a pior e sempre tentando, na medida do possível, que duas equipas pertencentes ao mesmo grupo na Primeira e Segunda Fase se enfrentarem. No caso de empate no prolongamento, a equipa vencedora será aquela com melhor classificação na Segunda Fase e só pode haver disputa de penaltis entre equipas que tiveram a mesma posição de qualificação.

Os quatro clubes vencedores serão promovidos à Segunda Divisão (Liga Smartbank), num complexo sistema competição do futebol espanhol, que assim pretendemos esclarecer, os ouvintes e leitores da Rádio Elvas do percurso que o CD Badajoz deve percorrer até atingir o seu segundo e principal alvo da época, levar à nossa “raia” à Liga de Futebol Profissional (LFP), junto aos 42 clubes do topo do futebol espanhol.

Emilio Pinilla