Mesmo em pandemia, namorados celebram dia e oferecem flores

O Dia de São Valentim comemora-se este domingo, 14 de fevereiro, num contexto de pandemia, que impede os jantares fora, mas que leva os portugueses a reinventarem-se ou a optarem pela tradicional oferta de flores.

A venda de flores, por parte das floristas, neste dia, é sempre bastante grande, sendo que, mesmo em tempos de confinamento, a florista de São Domingos, em Elvas, Mafalda Bajanca, garante que a procura até tem sido alguma. “É um ano muito diferente, mas há sempre uma oferta e uma flor é um gesto de amor. Ao não haver tanta oferta, há mais procura nas floristas”, assegura.

A rosa vermelha, como manda a tradição, é sempre a flor mais vendida neste dia. “Os homens, principalmente, gostam muito da rosa vermelha para a sua cara metade, mas elas nem sempre gostam”, garante a florista. Por isso, a variedade de flores para arranjos que Mafalda tem disponível é sempre muito grande.

Comparativamente a outros anos, a venda de flores, neste Dia dos Namorados, será claramente inferior, garante Mafalda, ainda que tenha esperança que, dentro do possível, “corra mais ou menos bem”. “As lojas estão fechadas e as pessoas recorrem às floristas, para marcar o dia”, diz ainda.

Não só neste 14 de fevereiro, mas todos os dias, sempre que assim solicitado, Mafalda Bajanca faz entregas de flores ao domicílio. “Há muita procura de entregas, porque a pessoa não pode vir, ou porque tem medo de estar com o aniversariante, por exemplo, e liga para mim”, revela.

A florista explica ainda que estes não têm sido tempos fáceis, assegurando que 2020 foi um ano terrível, tendo em conta a falta de festas e casamentos. “Quando apareceu a pandemia, estávamos na altura da Páscoa, que é uma altura em que se vende muito, é altura dos casamentos e não houve casamentos, nem festas. Levou-nos muito abaixo e por estarmos abertos, não temos qualquer apoio do Estado”, conta.

“Este ano, estou reticente, porque não sei o que é que vai acontecer. Tenho casamentos marcados, mas está tudo em standby”, revela ainda Mafalda, adiantando que, agora, o maior fluxo de trabalho diz respeito a funerais.