Chuva forte provocou inundações na zona da Quinta das Alpedreirinhas (c/fotos)

A chuva intensa que se fez sentir nos últimos dias provocou diversas inundações em Elvas e deixou mesmo três famílias isoladas na “chapada” do Forte da Graça, já que a ribeira do Cêto subiu o leito e impossibilitou a passagem, como a Rádio ELVAS noticiou (ver aqui). A situação repetiu-se na zona da Quinta das Alpedreirinhas, na estrada de Torre de Bolsa.

Cláudio Carapuça, vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, assegura que “as ocorrências têm sido muitas”, com a Proteção Civil a tentar dar resposta, o mais rápido possível, a todas elas. Em algumas situações “pela sujidade que as linhas de água têm, nos pontões provocam obstáculos e obriga a ter meios mecânicos, como a retroescavadora da câmara, para fazer a limpeza das obstruções, e garantir que o escoamento é feito de forma natural”.

Quanto às pessoas que ficaram isoladas, na zona do Largar dos Frades e na zona das Alpedreirinhas, o vice presidente garante que conseguiram falar com as pessoas, por uma via alternativa, e “estas pessoas preferiram manter-se na sua residência e terem a certeza de que caso algo acontecesse, poderiam garantir o contacto, para por exemplo, por motivos de saúde, o auxilio lhes ser prestado”.

Cláudio Carapuça revela ainda “a limpeza da Ribeira do Cêto estava a ser feira e a empresa deixou as canas na berma da estrada, o que fez com que estas mesmas canas, que se encontravam na linha da água, na berma, para ser limpas, acabaram por ser arrastadas pelo caudal, e nas zonas do pontões provocaram estes obstáculos”, o que originou este tipo de inundações.