Biblioteca de Elvas em concurso nacional fomenta leitura jovem

A Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo está a participar na 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura, uma iniciativa promovida pelo Plano Nacional de Leitura.

O concurso tem como objetivo fomentar e incentivar a leitura junto da comunidade escolar, através deste concurso, que conta com várias fases: fase escolar, municipal, intermunicipal e nacional.

Tânia Rico, técnica superior da Câmara Municipal de Elvas, refere que “as bibliotecas escolares dos agrupamentos promovem um concurso para os alunos que queiram participar, estes escolhem uma obra para ler, consoante o ciclo de ensino e são submetidos a um quizz acerca da mesma, e uma prova oral para testar o conhecimento dos alunos”. Desta primeira fase saem vários selecionados, que passam para a fase seguinte: a fase municipal, aquela onde a biblioteca municipal de Elvas participa.

Neste momento decorre já a fase municipal, onde a biblioteca Municipal participa, e é composta por um júri, que “é constituído pela representante da rede de bibliotecas escolares e membros da biblioteca e onde os moldes são os mesmos da fase escolar, ou seja, com uma prova de conhecimentos e prova oral. Os selecionados da fase anterior passam para a fase intermunicipal, depois passam para a nacional, em junho, “onde só chega quem mais se destacam nas duas provas”.

Tânia Rico enaltece o facto de ser fundamental este trabalho que é feito pelas bibliotecas escolares e municipal, em articulação com o município e com os agrupamentos, para formar alunos nas competências leituras e pelo leitura e gosto pela mesma”.

Tendo em conta a pandemia, este concurso teve de ser adaptado, uma vez que o problema prende-se com a questão das datas para a realizar as provas, e os moldes de realização também foram readaptados. Na fase municipal, teria lugar na Biblioteca uma pequena cerimónia, no entanto este ano vai ser impossível, por isso o quizz e a prova oral serão realizadas através de uma plataforma online”. A fase final do concurso, a nacional vai decorrer, ao que tudo indica no mês de junho.

14º Concurso Nacional de Leitura, que conta com a participação da Biblioteca Municipal de Elvas e envolve a comunidade escolar, com o objetivo de promover a leitura junto dos jovens.