Município do Crato requalifica bairro na sede de concelho

A Câmara Municipal do Crato anunciou que vai contratar o projeto de requalificação urbana total do Bairro D. Maria Inocência Lemos de Sá Nogueira, para a demolição das casas pré-fabricadas de madeira, que não reúnem condições necessárias para habitação e espaços verdes envolventes.

O objetivo desta empreitada é a requalificação do espaço habitacional, criando condições para a construção de habitações com qualidade, bem como uma intervenção no espaço público que lhe serve de enquadramento. O projeto vai abranger uma área de 3132 metros quadrados dos quais 1188 se destinam a novos fogos e que se prevê que venham a ser para habitação social.

Relativamente ao meio envolvente, o bairro será dotado de dois jardins. Um deles com cerca de 190 metros quadrados, para usufruto dos residentes, fazendo também diálogo com um importante equipamento, cantina social, que se encontra no lado oposto da rua. Este espaço proporcionará uma área de sombra e refeições, com mesas e bancos corridos, equipados com bebedouros e árvores, para possibilitar a utilização do espaço em dias mais quentes.

O segundo jardim, situado num espaço mais central, tem uma área de cerca de 715 metros quadrados e será desenvolvido na rua paralela à Rua do Convento, criando um espaço independente e privilegiado, mais dirigido para uso dos habitantes. Tal como o primeiro jardim, este também estará equipado por mesas e bancos, bebedouros e, na continuidade deste espaço, serão instalados equipamentos de ginásio exterior e um parque infantil com cerca de 82 metros quadrados com equipamento especializado para as atividades infantis.

Com o novo troço de rua definido, aparece também um pequeno estacionamento em espinha a 45 graus, já que as ruas neste bairro são relativamente estreitas. Serão criados oito lugares, sendo um deles, exclusivo para pessoas com mobilidade reduzida.

Esta obra tem o valor total de 186 mil euros, com comparticipação de 85% pelo Portugal 2020 e arranca durante o presente ano. Ficará preparado para futura construção de novos fogos.