CNT de Elvas é uma das 20 Estruturas de Apoio de Retaguarda

A rede nacional de Estruturas de Apoio de Retaguarda, criada no âmbito do combate à pandemia Covid-19, tem uma capacidade máxima instalada para 2069 utentes, sendo que, no Alentejo, uma de três destas estruturas está montada no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas. As outras duas localizam-se em Évora e Beja.

Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, lembra que aquela estrutura foi criada a para servir de apoio ao hospital da cidade e dá resposta à população de vários concelhos da região, tendo sido disponibilizada também, desde logo, ao Serviço Nacional de Saúde.

“Quando criámos aquela estrutura, era uma estrutura de retaguarda, pensando muito no nosso hospital, ou seja, nunca foi uma estrutura só para servir apenas Elvas”, explica o autarca, adiantando que “felizmente, até ao momento, nunca fez falta”, sendo que continua montada. Por ter sido considerada “de interesse para o distrito”, dentro da rede nacional, “está pronta para o caso de precisar de ser ativa”.

O autarca lembra que a estrutura de retaguarda instalada no CNT, com mais de 70 camas, é ativada, se necessário, não pelo município, mas pelo protocolo estabelecido entre a Proteção Civil e a Autoridade de Saúde Regional.

No Alentejo, para além do CNT de Elvas, integram a rede nacional de Estruturas de Apoio de Retaguarda, a Residência Universitária de Évora e o Centro de Acolhimento Militar da Base Aérea N.º 11, em Beja.

Esta rede, que conta atualmente com 20 estruturas, em todo o país, será aumentada, em breve, com mais oito centros, ficando assim com uma capacidade para cerca de 2.300 utentes.

As 20 Estruturas de Apoio de Retaguarda (EAR) do pais, já operacionais, são as seguintes:
– uma EAR no distrito de Aveiro: Vila Maior –Santa Maria da Feira;
– uma EAR no distrito de Beja: Centro de Acolhimento na Base Aérea n.º 11;
– uma EAR no distrito de Braga: Hotel João Paulo II;
– uma EAR no distrito de Bragança: Pousada de Juventude de Bragança;
– uma EAR no distrito de Castelo Branco: Pousada da Juventude de Castelo Branco;
– uma EAR no distrito de Évora: Residência Universitária;
– uma EAR no distrito de Faro: Unidade Hoteleira em Alvor;
– uma EAR no distrito da Guarda: Centro Apostólico da Guarda;
– uma EAR no distrito de Leiria: Seminário Diocesano de Leiria;
– uma EAR no distrito de Portalegre: Centro de Negócios Transfronteiriços – Elvas;
– quatro EAR no distrito do Porto: Antigo Hospital de Paços de Ferreira; Mosteiro de Sta. Escolástica – Santo Tirso; Pousada da Juventude – Porto; Seminário do Bom Pastor – Valongo;
– uma EAR no distrito de Santarém: Centro Francisco e Jacinta Marto – Fátima;
– uma EAR no distrito de Setúbal: Base Naval do Alfeite, que funciona como EAR para a Área Metropolitana de Lisboa, servindo também o distrito de Lisboa, no concelho de Almada;
– uma EAR no distrito de Viana do Castelo: Centro Cultural de Viana do Castelo;
– uma EAR no distrito de Vila Real: Pousada da Juventude – Alijó;
– duas EAR no distrito de Viseu: Pavilhão do Fontelo (Viseu) e Pousada da Juventude (São Pedro do Sul).