Candidaturas abertas para mobilidade de artistas e tradução literária

Estão a decorrer até dia 28 de fevereiro as candidaturas do projeto I-Portunus, um projeto que pretende apoiar a mobilidade para artistas e profissionais da cultura, financiado pelo Europa Criativa.

Podem candidatar-se a este projeto “compositores, músicos e cantores, de preferência, em música clássica, jazz ou música tradicional, e ainda tradutores literários”. Estas pessoas “devem ser residentes num país que tenha este programa”, como explica Ana Pereira, do gabinete Europe Direct do Alto Alentejo.

Ana Pereira refere que os projetos podem estar relacionados, por exemplo, “com residência artística em que se esteja a produzir um projeto, atividades de desenvolvimento profissional, como workshops, observação de atividades com outros parceiros, entre outros”.

As mobilidades têm a duração de sete a 60 dias e podem ocorrer, se as condições o permitirem, entre 1 de junho a 30 de novembro, de forma virtual ou física, e não tem de ser de forma contínua, podendo ter intervalos.

Este projeto prevê uma bolsa de três mil euros, mais uma bolsa diária entre 60 e 80 euros, que é contabilizada tendo em conta o número de dias da mobilidade, sendo que pessoas com necessidades especiais têm um valor superior de bolsa.

As candidaturas para artistas ligados à música e tradução literária é o tema em destaque esta semana no programa “Espaço Europa”, que pode ouvir na emissão ao meio dia e meia e Às 16.30 horas.

Pode também consultar mais informações acerca desta mobilidade em, europedirect.ipportalegre.pt.