Enfermeiros com Covid obrigam a alterações no hospital de Elvas

Vários enfermeiros do Hospital de Santa Luzia, em Elvas, depois do Natal, surgiram infetados com Covid-19, uma situação que, de acordo com a diretora clínica da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), Vera Escoto (na imagem), já “está a ser revertida”.

Perante a situação, com estes enfermeiros em isolamento e os contactos diretos em isolamento profilático, o serviço de Cirurgia do hospital foi encerrado, juntando-se à área da Ortopedia.

Com isto, os enfermeiros que estavam ao serviço da área dedicada à Covid-19 foram substituídos pelos enfermeiros da Cirurgia. Ao nível da Cirurgia, por esta altura, revela ainda Vera Escoto, estão apenas a ser atendidos os doentes urgentes, sobretudo os oncológicos. Com os enfermeiros em isolamento, acrescenta a diretora clínica, aproveitou-se para fazer melhorias “nas condições ao nível da medicina Covid” que existiam.

Quanto ao Hospital Dr. José Maria, em Portalegre, Vera Escoto revela que foram feitas obras no serviço de Urgência, foi aumentado o internamento e os cirurgiões receberam formação para atender doentes Covid-19, no serviço de Medicina. No hospital da capital de distrito, há cinco camas de Cuidados Intensivos para doentes Covid.

“Toda a ULSNA está empenhada nesta situação e esperemos que, com estas medidas do confinamento, a situação melhore”, assegura. Nesse sentido, adianta ainda Vera Escoto, os profissionais de saúde “já começaram a receber a segunda dose da vacina”, assim como os utentes e funcionários dos lares.

“Houve lares que, entretanto, infetaram; e um doente, que depois de ter sido vacinado, tenha sido infetado, não pode receber a segunda dose da vacina”, esclarece a diretora clínica.