14 de Janeiro: arcebispo grato por quem dá a vida pelo país

O arcebispo de Évora, tal como acontece todos os anos, presidiu esta quinta-feira ao Te Deum de Ação de Graças, na igreja da antiga Sé Catedral de Elvas, neste atípico 14 de Janeiro, ferido do concelho, perante um grupo de fiéis muito inferior, comparativamente a outros anos.

“A minha primeira preocupação foi valorizar este dia, a continuidade de tantas e tantas celebrações, que, ao longo dos anos, se têm realizado nesta Catedral. Por causa da pandemia, não haveria a celebração condigna nesta dia 14 de janeiro, na Sé de Elvas, mas nem que fosse para uma pessoa, eu viria”, começa por dizer D. Francisco Senra Coelho.

O arcebispo, em declarações à Rádio ELVAS, lembrou que “a igreja tem consciência da gratidão que deve às pessoas, que ao longo dos tempos fizeram, dando muitas vezes a própria vida, a nossa liberdade acontecer”.

“Não me posso esquecer que há pessoas que, no maior silêncio, trabalham para que Portugal seja uma realidade humana, com fraternidade e solidariedade. Há pessoas que hoje dão a vida por Portugal”, disse ainda D. Francisco Senra Coelho.