Aluna de Campo Maior é terceira em concurso da ONU

Yara Cirilo, aluna do 5º ano do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, com um desenho de António Guterres, ganhou o terceiro prémio no concurso “Rostos Portugueses na ONU, 75 anos, 75 imagens”.

Este concurso de desenho, promovido pelo Ministério da Educação e destinado a alunos de 1º, 2º e 3º ciclos surgiu no âmbito das comemorações dos 75 anos da criação da ONU e dos 65 anos da adesão de Portugal a esta instituição.

Os alunos participantes tinham que replicar o rosto de personalidades portuguesas da ONU, e incluiu-se num conjunto de várias iniciativas com o objetivo de destacar o papel da ONU na prevenção de conflitos, usando a diplomacia, os bons ofícios e a mediação. No caso dos “rostos portugueses na ONU” pretendeu-se homenagear António Guterres, Diogo Freitas do Amaral, Jorge Sampaio e Maria de Lourdes Pintasilgo, junto da população escolar, destacando o seu importante papel na ONU, e dessa forma contribuir para a construção de conhecimento e desenvolvimento de competências dos alunos.

Este foi um concurso facultativo e Yara Cirilo replicou o rosto de António Guterres e alcançou assim o terceiro lugar a nível nacional, o que para a professora Vanessa Algarvio “é muito bom e estamos muito contentes por ela e pelo destaque deu à nossa escola de Campo Maior”.

Ainda não é conhecido prémio que esta aluna irá receber, no entanto a professora explica que o desenho se destacou “pela criatividade, e estética ao replicar o rosto do secretário-geral da ONU, António Guterres”, refere Vanessa Algarvio.

Yara Cirilo aluna em Campo Maior, que alcançou o terceiro lugar, a nível nacional, com um desenho do rosto de António Guterres, no concurso “Rostos Portugueses na ONU, 75 anos, 75 imagens”.