Selo Europeu de Qualidade do CEAN reconhece trabalho

O projeto “Um Jardim Florido na Raia”, dinamizado pela Biblioteca do Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN), em Campo Maior, foi distinguido com o Selo Europeu de Qualidade eTwinning.

Este projeto já tinha sido distinguido no passado mês de agosto com o Selo Nacional de Qualidade. As três escolas reuniram o selo nacional só depois disso foi atribuído o selo europeu.

Para Manuela Tomé, responsável pelo projeto, este selo “é um reconhecimento do trabalho desenvolvido”, e “apesar da pandemia, que deixou o projeto a meio a determinada altura, através das novas tecnologias por possível interagir com as escolas parceiras, de Elvas e de Badajoz”.

O objetivo do projeto passou por “divulgar as festas do povo, junto dos alunos de Elvas e de Badajoz, que marcam as raízes dos campomaiorenses”. Começaram por explicar “a história de como surgiram estas festas e depois ainda conseguiram fazer, no dia da criança, ornamentar janelas e portas com flores de papel criadas com material reciclável, no meio da pandemia conseguimos transmitir os valores das Festas do povo, não só aos alunos do CEAN, que conheceram ainda melhor as raízes e tradições das festas também aos vizinhos de Elvas e Badajoz”.

Com a pandemia, o projeto teve de sofrer algumas alterações, onde as novas tecnologias foram aliadas, mas “o objetivo inicial foi cumprido, e conseguiram explicar como se decoravam as pandeiretas e ensaiar algumas músicas e tradicionais saias de Campo Maior”, explica Manuela Tomé.

Continuar a trabalhar em conjunto com os mesmos parceiros e com instituições de outros países é o que este selo possibilita agora ao Centro Educativo Alice Nabeiro, e desenvolver novos projetos neste âmbito.

Cada aluno do CEAN e professores colaboradores também receberam um certificado de participação neste projeto colaborativo realizado entre Campo Maior, Badajoz e Elvas.