Lares de Cabeção (Mora) já com 25 mortos Covid

A situação epidemiológica no concelho de Mora, no distrito de Évora, continua a preocupar o autarca Luís Simão de Matos, presidente da Câmara Municipal.

No lar de Cabeção da ACSTI – Associação de Cabeção de Solidariedade aos Trabalhadores Idosos, a situação continua a agravar-se e, neste momento, já se registaram 18 óbitos, no Lar Nossa Senhora da Purificação de Cabeção faleceram sete pessoas e no Lar Santa Isabel da Santa Casa da Misericórdia de Pavia, houve um morto e há quatro funcionários que testaram positivo para a Covid-19, tendo todos os utentes sido submetidos a testes serológicos, estando a aguardar resultados.

Luís Simão de Matos, presidente da câmara de Mora, adianta que “o lar de Pavia esta à espera de receber os resultados dos testes laboratoriais, mas aquilo que nos tem chegado por parte da diretora técnica do lar é que se prevê uma situação muito complicada, pois quatro funcionários já testaram positivo à Covid-19”.

Quando à situação no lar de Cabeção “continuam casos positivos, infelizmente cada vez menos, porque vão falecendo pessoas, já se tendo registado 18 óbitos”, concluiu o edil morense.

Neste momento estão 33 pessoas positivas na instituição, 17 pessoas na Zona de Concentração e Apoio à População – Alojamento Sanitário COVID-19 de Mora, (ZCAP) também positivas e duas pessoas continuam internadas no Hospital do Espírito Santo de Évora. O ZCAP foi instalado no Pavilhão Municipal de Exposições do Parque de Feiras de Mora, criando todas as estruturas e equipando o espaço de forma a proporcionar alojamento temporário de emergência de pessoas em isolamento profilático e/ou em situação de infeção confirmada de COVID-19 que, face à avaliação clinica, e por indicação das Autoridades de Saúde, não determine a necessidade de internamento hospitalar.

Na comunidade estão infetadas 106 pessoas e o autarca confirma que o pequeno concelho do Alentejo Central deverá integrar a lista de risco extremamente elevado.

Ontem quarta-feira iniciou-se a vacinação na Unidade de Cuidados Continuados de Mora e no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Mora. Amanhã, a mesma, continuará a ser feita no Lar da Associação Protetora da Casa de Repouso dos Reformados de Brotas e no Lar Nossa Senhora da Purificação de Cabeção.