Município de Évora apoia doentes Covid para aliviar hospital

O presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, fez um ponto da situação da pandemia no concelho e no distrito. No que ao concelho diz respeito e segundo os últimos dados divulgados, há agora 1112 casos ativos e também já faleceram, vítimas do novo coronavírus, 13 pessoas.

Carlos Pinto de Sá começa por referir que “a situação vivida, devido à pandemia é difícil, uma vez que o número de casos tem vindo a aumentar de forma significativa e tem vindo a abranger um conjunto de instituições onde o risco é mais elevado, como lares e instituições residenciais”.

No caso do concelho de Évora, e apesar do aumento do número de casos, que decorreram de duas situações: “por um lado, o 1º de dezembro e ajuntamentos, por outro o Natal e festas familiares, o que significa que grande número de casos decorrem de infeção de meio familiar, a situação não é grave mas é preocupante esta situação”, diz Carlos Pinto de Sá.

Em Évora, há problemas com Covid em dois lares, como explica Carlos Pinto de Sá, sendo que “num deles já foi dada uma resposta e está em resolução e no outro a situação está em avaliação por parte da Saúde Pública, e quando a avaliação for feita haverá uma resposta por parte do município”. O presidente da Câmara de Évora afirma “temos uma grande preocupação com o aumento de casos, mas não temos uma situação de grande gravidade no concelho”. Estes dias “haverá uma ligeira diminuição, mas é previsível que haja para a semana um novo aumento de casos, consequência da passagem de ano, que vamos sentir não só em Évora, mas em todo o país”.

O presidente da Câmara de Évora considera ainda que a situação no distrito “é mais preocupante do que no concelho, onde há lares de vários concelhos onde a situação é mais grave, daí o problema de afluência ao Hospital de Évora”. Agora “a situação está a mais clama”, diz o presidente, mas é previsível que a situação de afluxo vai continuar a pressionar as estruturas de saúde”.

Desta forma, o município preparou uma estrutura municipal de apoio ao Hospital do Espírito Santo em Évora, para doentes covid-19, que está pronta para ser utilizada pelo Hospital, o que irá permitir reduzir a pressão sobre a urgência e enfermarias do mesmo, não só aos doentes do concelho de Évora, mas de todo o Alentejo central.

Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara de Évora, que também se demonstra preocupado com a situação vivida no concelho e distrito, tendo em conta o número de casos Covid e a consequente pressão no Hospital do Espírito Santo de Évora.