Os sentidos no contacto com a natureza no “Ambiente em FM”

No “Ambiente em FM” desta semana, José Janela da Quercus, a partir de um poema de Alberto Caeiro, um dos heterónimos de Fernando Pessoa, datado de 1918, enaltece a importância da Natureza.

Para José Janela, este poema enaltece que “o conhecimento não nos é dado pelas ciências naturais, sendo que os sentidos são importantes para reforçar que o homem é parte integrante da natureza, algo que é importante para a conhecer e assim poder respeitar”.

José Janela deixa ainda um conselho neste sentido relativamente, ao turismo de observação de aves, que está a crescer, e que “pode ser vantajoso para as áreas de avifauna, desde que seja gerido de forma sustentável, de forma a promover um conhecimento da biodiversidade com retorno económico, mas devem ter circuitos com boas condições de observação, como passadiços, painéis informativos, observatórios e barreiras, de forma a evitar stress para as aves”.

A utilização dos sentidos na observação da Natureza é o tema em destaque esta semana no Ambiente em FM, para ouvir na emissão ao meio-dia e meia e às 16.30 horas, na Rádio ELVAS.