Idosa morre em lar de Évora onde há surto ativo

Uma mulher de 88 anos morreu no Lar Nossa Senhora da Visitação, da Santa Casa da Misericórdia de Évora, onde surgiram recentemente casos confirmados de infeção por Covid-19. Na instituição, estão infetados 13 utentes e quatro trabalhadores.

A idosa morreu ao final do dia de quinta-feira, dia 31 de dezembro: uma morte que, de acordo com um comunicado da Santa Casa, está ainda a ser averiguada. A idosa tinha outras patologias, avança o jornal Expresso, sendo que a certidão de óbito “não refere morte por Covid”.

O surto no lar teve origem num trabalhador infetado no exterior, diagnosticado em testagem regular da instituição, alguns dias antes.

“A Direção do Lar e a Santa Casa da Misericórdia, em colaboração com a Autoridade Local de Saúde, Proteção Civil Municipal e Segurança Social, têm procurado, desde o dia 29, solução que minimize os efeitos deste surto naquela resposta social, tendo sido solicitado e obtida a concordância, para a evacuação do referido Lar, o que se aguarda a todo o momento, antes que a situação se encontre descontrolada”, pode ler-se ainda no comunicado.