Plataforma online ACT4ECO é o tema da Deco

Por vezes, manter a casa confortável e quente no inverno sem sofrer um aumento da conta da eletricidade parece impossível, no entanto existe um programa denominado de ACT4ECO, que pode ajudar a encontrar algumas soluções neste sentido.

Helena Guerra, do gabinete de projetos e inovação da DECO deixa assim alguns conselhos para um melhor conforto térmico nas habitações. Assim aconselha-se a que comece “por descobrir algumas pistas que indicam se há infiltrações de ar em casa: correntes de ar, divisões da casa especialmente quentes ou frias, sinais visíveis de bolor ou condensação e até de degradação do material do edifício devido à condensação; se verificar que as janelas ou portas têm correntes de ar, poderá substituir as fitas de vedação gastas e/ou aplicar novos materiais, como fita de calafetagem, nos lados interiores da janela ou no caixilho da porta”.

Pode também ter descoberto pequenos espaços entre os materiais de construção, por exemplo, entre as paredes (exteriores) e os caixilhos das janelas ou portas, as tábuas de base e afins. Nesse caso, “pode aplicar dois tipos de vedantes nas fendas: um vedante de silicone ou uma espuma de pulverização”. Se descobrir correntes de ar provenientes de tomadas elétricas, “pode retirar a chapa de cobertura e verificar o que está por detrás dela. Caso existam aberturas, experimente aplicar uma junta de espuma para vedar a fuga”.

A plataforma online ACT4ECO sobre eficiência energética pode ajudar a fazer as mudanças certas em sua casa, para melhorar o seu conforto, e está disponível através da ligação: https://act4eco.eu.