Dia de Ano Novo a 1 de janeiro

O Dia de Ano-Novo é celebrado a 1 de janeiro. Trata-se de uma data festiva a nível mundial, que marca o início de um novo ano.

É feriado e funciona como um dia de descanso e repouso, depois dos festejos da véspera de ano-novo, da noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro, e que se estendem pela madrugada. Este também é o Dia Mundial da Paz.

O dia 1 de janeiro é encarado como o princípio de uma nova etapa, pois marca o fim de um ano e o início de um novo ciclo. Essa mudança transmite às pessoas um forte sentimento de motivação, o qual se reflete na vontade de querer mudar atos e hábitos. As promessas de mudança se estendem para que sejam cumpridas ao longo do ano, resultando numa atitude de renovação.

Às zero horas do dia 1 de janeiro, as pessoas festejam com champanhe e passas, desejando o habitual para o ano que começa: saúde, prosperidade, dinheiro, amor e felicidade, entre outros desejos. O primeiro dia do ano é marcado pelo almoço que reúne as famílias à volta de pratos tradicionais da data, tal como peru recheado, por exemplo.