Mais de 180 militares da GNR nas estradas do distrito até dia 4

A GNR está na estrada, a partir das 14 horas de hoje, quarta-feira, dia 30 de dezembro, e até às 23.59 horas de segunda-feira, 4 de janeiro, com o período de esforço da Operação de Ano Novo.

No distrito, como revela a capitão Carla Domingues, comandante do Destacamento de trânsito da GNR de Portalegre, estarão empenhados, nesta operação, cerca de 185 militares, atentos à fiscalização rodoviária, nas vias mais críticas, para que” os utentes cheguem aos seus destinos em segurança”. “Estaremos também particularmente atentos às limitações de circulação que se iniciarão neste período”, acrescenta.

A capitão lembra ainda que amanhã, a partir das 23 horas, não é permitida a circulação na via pública. Nos dias seguintes, a partir das 13 e até às 5 horas, também não é permitida. “Queremos que todos cumpram com estas limitações”, explica.

No que ao fluxo rodoviário diz respeito, Carla Domingues aconselha os condutores, no caso de se iniciarem uma viagem, “a efetuar descansos de pelo menos de duas em duas horas, adaptar a velocidade às condições climatéricas, evitar manobras perigosas, estarem atentos aos outros utentes e praticar uma condução defensiva”.

No caso de circulação, nos horários em que o recolher é obrigatório, os militares da GNR terão de solicitar aos condutores uma justificação para não estarem em casa.

No caso de não haver uma justificação, incluída na lista de exceções previstas na lei, e de resistirem à ordem da autoridade em regressar ao domicílio, as pessoas podem vir a ser alvo de uma sanção.