Nova iluminação no Castelo de Alter do Chão

A nova iluminação pública e decorativa do Castelo de Alter do Chão e espaços circundantes reduz, de forma ainda mais significativa, a pegada ecológica do concelho.
A Câmara Municipal procedeu à melhoria da eficiência energética dos sistemas de iluminação do Castelo de Alter do Chão, substituindo as luminárias existentes por umas com tecnologia LED, mais eficientes e duráveis. A implementação desta medida resulta numa redução anual do consumo de energia elétrica de 61,9 megawatts por hora, o correspondente a uma redução de custos anuais de 10 mil euros.
A tecnologia LED apresenta como principais características uma elevada durabilidade e elevada eficiência energética e apresenta também um elevado índice de restituição de cor, potenciando um melhoramento significativo da qualidade da iluminação, uma redução do consumo de energia elétrica e, consequentemente, uma redução dos custos de exploração e manutenção, bem como das emissões de CO2.
O Castelo de Alter do Chão é “um dos principais ex-líbris turísticos e históricos da vila, um dos núcleos museológicos mais visitados e também um dos monumentos mais acarinhados pelos munícipes alterenses”, de acordo com o Município.