Gavião vai ter museu de carros de atrelar

Foto: mediatejo.net

Gavião vai ter um espaço museológico, “o maior do país no domínio de carros de atrelar”, segundo é anunciado pelo Município gavionense.

O Museu Pequito Rebelo vai albergar a coleção de carros de atrelar que se encontra atualmente na Quinta da Margalha, no concelho do Gavião, uma coleção pertencente à família Pequito Rebelo. Esta é uma coleção singular de 38 veículos, maioritariamente do século XIX, que, ao longo dos anos, tem vindo a ser aprimorada pela família e promete ser um dos maiores investimentos turísticos do Alto Alentejo.

O investimento no arranjo do espaço e na conservação dos veículos é de 1,3 milhões de euros. Segundo afirmou o presidente da Câmara Municipal de Gavião, José Pio, à revista Semmais, “há uns anos, a autarquia já comprou o edifício do antigo seminário por 200 mil euros, propriedade da mesma família, que agora cede os carros, com o intuito de aí instalar o museu. O edifício central será o do museu e, no logradouro, pretendemos instalar um ninho de empresas”, defende o autarca

O futuro Museu Pequito Rebelo, em Gavião, vai apresentar-se como uma viagem ao passado mostrando uma coleção única em memória e História, não só do Alentejo mas do País, no antigo seminário, num edifício construído, em finais do século XIX, para residência da família Pequito Rebelo.